Páginas
▼
15 de agosto de 2010
Visão do "STF" sobre a lei ficha limpa
A Professora Salete Maria publicou mais um cordel no seu Blog cordelirando e traz uma abordagem diferente da chamada Lei Ficha Limpa, tema de grande repercussão nacional sob a análise de três mulheres simples Samira, Tonha e Francisca.
Salete Maria é cordelista, professora e advogada, necessariamente nesta ordem, como ele gosta de afirmar. Reside entre Juazeiro do Norte-Ceará e Salvador-Bahia (Brasil). Atualmente, encontra-se em lugar incerto e não sabido, realizando pesquisas culturais e acadêmicas. Sua poesia é emancipatória e contra preconceitos. É membro-fundadora da Sociedade dos Cordelistas Mauditos(sic).
Salete também é apologista do pluralismo cultural. Tem cordéis premiados pela Fundação Cultural do Estado da Bahia-FUNCEB, recitados pela poetisa Deth Haak, musicados pela cantora Socorro Lira, citados pelo jornalista Arnaldo Jabor, inspirados pelo cineasta Vagner Almeida e referenciados por diversos pesquisadores e amantes da literatura popular e da cultura oral, deste e de outros países.
Seu trabalho é utilizado em cursos, palestras, debates. Suas temáticas são múltiplas, com destaque para as questões marginais e periféricas. Sua ênfase é nos direitos humanos, sobretudo de mulheres e homossexuais.
Transita entre diversas linguagens, opera com signos variados e apresenta uma rima inventiva, irônica, dramático-cômica e, sobretudo, política e intertextual.
Salete Maria é, principalmente, cordelírica total.
Ela inicia a prosa assim:
Um grupo de três mulheres
(Samira, Tonha e Francisca)
Metendo suas colheres
Nossa Justiça belisca
Num debate educativo
Em tom interpretativo
Jurisprudência rabisca
Samira é professora
De direito eleitoral
Tonha é agricultora
E Francisca vende jornal
No Teatro Cordelírio
Onde folheto é colírio
Pra lente multifocal
É um trio de brasileiras
Que vive honestamente
Pois seu suor paga a feira
Que fazem quinzenalmente
Além de imposto demais
Pagam luz, saúde e gás
Água, escola e absorvente
Leia o Cordel na integra no Blog Cordelirando
Parabéns pelas postagens deste blog, mormente esta sobre o cordel de Salete Maria sobre a lei ficha limpa!
ResponderExcluirUm cordel de linguagem acessível e bastante esclarecedor deve mesmo ser difundido na blogosfera (e fora dela tb).
Abraços!