Logotipo atual da marca FIAT no Brasil - Foto Divulgação/Wikipédia |
FIAT é um dos maiores fabricantes de automóveis do mundo, com sede mundial na cidade de Turim, norte da Itália foi fundada por Giovanni Agnelli, em 11 de julho de 1899. A marca é um acrônimo de “Fabbrica Italiana Automobili Torino” , mas também pode significar "FAÇA-SE" em Latim.
As atividades do grupo eram inicialmente centralizadas na fabricação de automóveis, veículos industriais e máquinas agrícolas. Na primeira década do século XX já fabricava também locomotivas e, com o início da Primeira Guerra Mundial, passou a fabricar ambulâncias e motores para submarinos. Ao longo do tempo, diversificou suas atividades, hoje o grupo atua em vários setores industriais e financeiros. O centro de suas atividades industriais está na Itália, porém atua através de subsidiárias em 61 países.
No Brasil, a Fiat é líder de vendas desde 2003. A empresa chegou ao país nos anos 1970, em uma estratégia de expansão comercial. O país era bem visto devido à possibilidade de expansão do mercado e facilidade para exportação para outros países. A FIAT está instalada desde 1976 em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A fábrica começou a ser construída em 1973, sendo inaugurada três anos depois. O primeiro veículo a sair de suas linhas de montagem foi o Fiat 147. Sua planta de Betim é a maior produtora de veículos do Grupo no mundo.
A FIAT começou a adquirir prestígio no Brasil em meados de 1980 com o lançamento de carros populares como o Uno. Posteriormente, apresentou carros com qualidade e motores superiores, conquistando grande parte do mercado brasileiro de automóveis.
O primeiro logotipo era o nome da marca escrito
As iniciais
FIAT foram usadas pela primeira vez na forma distintiva do logotipo em 1901. De
1904 a 1921 o emblema se torna uma forma oval revestida e o nome completo é
removido. De 1921 a 1931 o logotipo evoluiu para um círculo decorado com folhas
de louro, com as iniciais da marca, variando as cores ao longo do período. A
partir de 1931, a empresa começou a usar um único escudo vermelho sem uma coroa
de flores com as palavras alongadas. Em 1969 o logotipo "romboide"
(como era conhecido internamente) foi introduzido, com as iniciais FIAT
escritas em quatro losangos interconectados.
O romboide foi introduzido lentamente durante o início da década de 1970, embora o emblema da FIAT mais antigo do tipo "coroa de louros" tenha sido usado para indicar modelos esportivos, como os modelos 124 Spider, 127 Sport, X1/ 9 e Abarth. Um novo símbolo corporativo baseado no logotipo romboide foi introduzido pela primeira vez em 1983 no Uno, que consistia em cinco barras de cromo inclinadas em um ângulo de 18 graus para espelhar o romboide, que geralmente aparecia em tamanho reduzido no canto da grade.
Em 1999, o
logotipo em forma de coroa foi reintroduzido para comemorar o 100º aniversário
da empresa. De 2000 a 2003, o antigo logo (romboide) foi colocado na parte
traseira do produto e uma nova (que é uma reminiscência de 1929) apareceu na
frente. Tinha formato redondo com as folhas de louro em volta e a cor azul de
fundo para lembrar as cores dos logotipos vintage. Esse logotipo foi criado
para celebrar os 100 anos da Fiat, e foi declarada uma “logo de transição”. Em
26 de outubro de 2006, a direção decidiu mudar o logotipo de novo, a primeira
colocação em 2007 foi no Fiat Bravo.
O logotipo
posterior lembra os utilizados pelo grupo a partir dos anos 1930 até os anos
1960, com a escrita FIAT em marfim e alongada, aparecendo em um fundo redondo
vermelho cromo, os quais são sombreados em uma moldura em volta.
Modelos Fiat atualmente produzidos no Brasil: Fiat Uno, Fiat Palio, Fiat Idea, Fiat Siena, Fiat Bravo, Fiat Linea, Fiat Strada, Fiat Fiorino e Fiat Ducato.
Modelos Antigos
produzidos no Brasil:
Fiat 147 -
Primeiro carro a álcool fabricado em série em todo o mundo;
Fiat 147
Fiorino - O primeiro carro Pick up da Fiat;
Fiat Elba - O
segundo carro Station Wagon da Fiat;
Fiat Marea - O
carro de série mais rápido produzido no Brasil até 2007;
Fiat Oggi - O
primeiro carro Sedan da Fiat;
Fiat Tempra -
Primeiro carro de Luxo da Fiat e também o primeiro carro com motor
multiválvulas (16 válvulas) no Brasil;
Fiat Tipo - O
Hatchback do Tempra (o primeiro da Fiat);
Fiat Prêmio - O
segundo carro Sedan da Fiat;
Fiat Panorama -
O primeiro carro Weekend da Fiat;
Fiat Uno Turbo
i.e. - Primeiro carro turbo da Fiat;
Fiat Stilo - O
terceiro hatchback da Fiat, o primeiro veículo equipado com Dualogic.
Fiat Spazio - O
147 Spazio é uma versão mais "luxuosa" do Fiat 147. Essa versão foi
produzida no Brasil entre o final de 1982 e 1984
Fiat Brava -
Vendido de 1999- 2003.
Origem:
Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.