Renato Russo no show da Legião Urbana em 1988 - foto: Ricardo Belliel |
Renato Manfredini Júnior, nasceu Rio de Janeiro, 27 de março de 1960. Cantor, compositor, produtor, vocalista Renato Russo foi o fundador da banda de rock Legião Urbana. O grupo teve importante capítulo na história da música brasileira nos anos 1980.
Como integrante da Legião Urbana, Renato lançou oito álbuns de estúdio, cinco álbuns ao vivo e três discos solo. Entre os mais conhecidos estão: “Legião Urbana 2” (1986) e “Quatro Estações” (1989). Entre seus sucessos destacam-se “Será” (1985), “Eduardo e Mônica” (1986), “Que País é Esse” (1987), “Pais e Filhos” (1989).
Até os seis anos de idade, Renato viveu no Rio de Janeiro junto com sua família. Em 1973, a família trocou o Rio de Janeiro por Brasília. Aos quinze anos, Renato foi diagnosticado como portador da epifisiólise, uma doença óssea. Durante o período de tratamento, Renato teria se dedicado quase que integralmente a ouvir música, iniciando sua extensa coleção de discos dos mais variados estilos. Simultaneamente à cura da epifisiólise, passou no vestibular para jornalismo no Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub).
Em 1978 Renato conheceu Fê Lemos e formaram a banda Aborto Elétrico. Os primeiros sucessos vieram em 1981 e começaram a fazer shows mais profissionais. Porém, logo quando estavam ganhando certa fama em Brasília, Fê e Renato brigaram, e a banda se separou.
Renato continuou como “O Trovador Solitário”, o qual cantava e tocava um violão de doze cordas sozinho, mas depois formou uma banda com Marcelo Bonfá na bateria, que mais tarde, com Dado Villa-Lobos e Renato Rocha, formaram a banda Legião Urbana.
Formação clássica da banda Legião Urbana. Da esquerda para a direita; Renato Rocha, Renato Russo, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos - Foto Ricardo Junqueira |
Renato Russo viveu no período da ditadura militar, que pode ser vista como fator que influenciou significativamente tanto nas músicas quanto nas suas atitudes perante a sociedade brasileira.
Renato
Russo faleceu no dia 11 de outubro de 1996, de doença pulmonar obstrutiva
crônica, septicemia e infecção urinária (consequências da AIDS). O corpo de
Russo foi cremado e suas cinzas foram lançadas no Sítio Roberto Burle Marx.
No
dia 22 de outubro de 1996, onze dias após a morte do cantor, Dado Villa Lobos e
Marcelo Bonfá, ao lado do empresário Rafael Borges, anunciaram o fim das
atividades do grupo. Estima-se que a banda tenha vendido cerca de 20 milhões de
discos no país durante a vida de Renato.
Origem:
Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.