Hoje, dia 20 de outubro, é aniversário de um clássico nacional. Em 1947, a Nadir Figueiredo, tradicional
fabricante de utensílios de vidro da capital paulista, criou um copo que viria a se
tornar o símbolo do país.
O copo
americano muito utilizado em padarias, bares e botecos do Brasil para se tomar desde café até cachaça, sendo eleito nos anos 90 o
melhor copo pra se tomar cerveja do Brasil. É também muito utilizado como
medida em receitas, para bolos, macarrão instantâneo e medida de sabão em pó. É
feito em vidro e tem 190 ml. Por ser tão popular, virou nome de linha da
empresa Nadir Figueiredo.
O
Copo Americano foi criado quando o empresário Nadir Dias de Figueiredo teve a
ideia de produzir no Brasil copos de vidro, ainda nos anos 1940. Ele se
inspirou em copos que naquela época eram somente produzidos nos Estados Unidos
e por isso o chamou de copo americano. Contudo, o modelo de Nadir Dias de
Figueiredo foi completamente desenhado e desenvolvido para os costumes
brasileiros.
Pode
se dizer que é um ícone do Brasil e que faz parte da história do País.
Em
Belo Horizonte, também é conhecido como copo lagoinha. Supõe-se que ganhou este
apelido por ser muito utilizado na zona boêmia de Belo Horizonte conhecido como
Bairro Lagoinha, porém o copo lagoinha tem a medida de 200 ml. No mercado de
atacadistas, é conhecido simplesmente por "Americano" ou
"2010" - que é o seu código de referência interna (102010188) do
fabricante Nadir Figueiredo S/A .
Seu
desenho único é reconhecido como um dos grandes designs do Brasil, e tem a
marca e desenho 3D patenteados pela fabricante Nadir Figueiredo S/A. O Copo
Americano foi exposto em 2009 no MOMA de Nova York como um símbolo do design
brasileiro. Todo mérito deve ser atribuído ao próprio empresário Nadir
Figueiredo.
Origem:
Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.